Conheça a Outsmart
Conheça a Outsmart

Mulheres são a força para o mercado

Outsmart Digital
|
19 Julho 2022
|
3 min

Compartilhe:

Já pensou ser a maioria e ao mesmo tempo a minoria? Pois é. De acordo com o IBGE, mais da metade da população brasileira é composta de mulheres, mas o acesso a direitos e o desenvolvimento das potencialidades femininas ainda são inferiores aos dos homens.

Um marco para romper essas barreiras sociais e culturais que inferiorizam as mulheres foi a entrada delas no mercado de trabalho.

Segundo o IPEA (2019), o índice de mulheres em idade produtiva que estavam empregadas no país era superior a 60% em 2015. O problema é que as mulheres ainda ficam mais restritas a cargos voltados às áreas de cuidado, saúde, beleza ou administrativo, e ainda que tenham nível de escolaridade superior ao dos homens, enfrentam barreiras em outras áreas, como a de tecnologia.

Para se ter uma ideia de como todo potencial feminino ainda não é aproveitado, vamos aos fatos.

Dos cargos nos ramos da tecnologia, segundo o IBGE, de cada dez profissionais, apenas duas são mulheres. E de acordo com o Female Founders Report, somente 4,7% das startups brasileiras têm mulheres como fundadoras.

Além disso, menos da metade dos cargos de gerência eram ocupados por mulheres, e a desigualdade salarial por gênero ainda é uma realidade gritante, já que estima-se que os homens recebem remuneração 38% maior, mesmo ocupando os mesmos cargos.

Outros problemas da desigualdade de gênero são: a persistência do assédio moral e sexual - formas de violência no ambiente de trabalho - , sem contar que culturalmente as mulheres acumulam os trabalhos domésticos e o cuidado com os filhos, o que pode ser um entrave para o desenvolvimento de suas carreiras.

Mulheres que inspiram

Mesmo com tantos problemas impedindo a igualdade de gênero, você sabia que muitas mulheres foram pioneiras no mercado digital?

Vamos conhecer alguns dos muitos exemplos:

  • Carol Shaw desenvolveu softwares para games e consoles;
  • Grace Hopper trabalhou na área de tecnologia na Marinha americana e foi a primeira a obter título PhD em Matemática em Yale; e
  • Ada Lovelace teve a ideia do primeiro programa computacional.
  • São muitos os desafios, mas também existem soluções que podem trazer ainda mais mulheres para o mercado, como as tecnologias, o acesso à internet, que facilitam as possibilidades de empreendedorismo e de qualificação.

    Desafios e oportunidades

    Que os desafios são muitos, não há dúvidas.

    Mas é preciso olhar para as oportunidades. Atualmente há uma tendência do mercado de trabalho ser mais inclusivo e moderno, e já é possível conferir algumas oportunidades voltadas só para mulheres.

    Alguns exemplos legais para você conferir:

    - o Projeto Reprograma, que visa levar conhecimento sobre a área de TI e incluir as mulheres na programação; a comunidade Rails Girls, que incentiva o conhecimento e o desenvolvimento de ideias sobre tecnologias e linguagem de programação;

    - o Programaria que incentiva a introdução de mulheres nas áreas de desenvolvimento de software.

    E por falar nisso, nós da Outsmart Digital também temos vagas abertas exclusivas para mulheres Engenheiras de Software, em várias modalidades. Mas se você é de outra área, seu currículo também será muito bem-vindo. A sociedade está perdendo muito sem investir no potencial feminino, e nós cansamos de perder.

    Você, mulher ou homem, o que gostaria de ver mudar no mercado para que haja igualdade de gênero?

    Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.